/home/crp03/domains/crp03.org.br/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

Visibilidade Intersexo: pela dignidade, diversidade e respeito às identidades

Publicado em 26 outubro de 2025 às 18:28

Visibilidade Intersexo: pela dignidade, diversidade e respeito às identidades

A data de hoje faz referência à primeira manifestação pública registrada de pessoas intersexo, ocorrida durante a conferência anual da Academia Americana de Pediatria, em Boston (EUA). Esse marco histórico impulsionou a visibilidade do movimento intersexo e contribuiu para a inserção da letra “I” na sigla LGBT+, promovendo a inclusão e o reconhecimento deste grupo dentro das lutas por diversidade e direitos.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), “pessoas intersexo nascem com características sexuais que não se enquadram nas definições tradicionais de masculino ou feminino. Seus corpos e vivências desafiam normas rígidas de gênero, assim como os preconceitos que essas normas podem gerar. Para indivíduos intersexo, o direito de definir sua identidade de gênero é essencial para viver com dignidade e plenitude.”

Em 2024, O Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançou a Resolução CFP nº 16/2024 que estabelece normas de atuação para a categoria profissional em relação às pessoas intersexo. O texto determina uma série de princípios que devem orientar a atuação das psicólogas no atendimento à população intersexo, com destaque para a importância de compreender as experiências e vivências dessas pessoas a partir dos contextos pessoais, sociais e psicossociais em que estão inseridas.

Diante dos diversos desafios enfrentados pelas pessoas intersexo — que vão desde a invisibilidade até práticas médicas invasivas e violações de direitos básicos —, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) reafirma o compromisso ético e político da Psicologia com a defesa dos Direitos Humanos e com a garantia de direitos da população LGBTI+. Ressalta-se, ainda, a importância da atuação sensível, ética e qualificada de psicólogas e psicólogos no acolhimento às pessoas intersexo e suas famílias, promovendo escuta, cuidado e respeito às identidades e às diversidades.

.

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

Visibilidade Intersexo: pela dignidade, diversidade e respeito às identidades

A data de hoje faz referência à primeira manifestação pública registrada de pessoas intersexo, ocorrida durante a conferência anual da […]

25 de outubro: o dia em que o Brasil foi chamado a resistir

Em 25 de outubro de 1975, o jornalista Vladimir Herzog foi assassinado durante uma sessão de tortura nas instalações do […]

CRP-03 informa alteração no horário funcionamento nos dias 27 e 28/10

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) informa que, em função do ponto facultativo e feriado do Dia do […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo